• Luiz Duarte

Linha de Lembrancas #015 - Mikel Arteta


Mikel Arteta nasceu em San Sebastián, 26 de março de 1982. Iniciou no Antiguoko, mas foi no Barcelona que realmente conquistou sua formação como atleta.


Apesar de sua qualidade, Mikel nunca atuou na equipe principal do time Catalão. Sendo emprestado ao PSG por uma temporada e meia e em seguida, já sem contrato acabou assinando com o Rangers.


Na equipe escocesa conseguiu continuar jogando e desenvolvendo seu futebol, altamente técnico e com grande percepção. Após uma ótima passagem chamou a atenção novamente do futebol espanhol. E foi o Real Sociedad, time do qual representa sua origem entrou em contato e conseguiram garantir seus serviços.


No Real Sociedad as coisas não correram como esperado, apesar de sua técnica ser evidente ele não conseguiu desempenhar seu melhor futebol e foi pouco utilizado. Sendo assim uma proposta do Everton lhe agradou bastante. Atuar na Premier League era algo que poderia ser a chance que tanto precisava para mostrar seu futebol.


No Everton ele teve um dos seus melhores momentos de sua carreira. Com um campeonato altamente intenso, seu estilo de jogo lhe favoreceu bastante nesta adaptação. Constantemente o víamos trabalhando no meio de campo de certa forma "cadenciando" o jogo e buscando lançamentos diretos. Algo frequentemente utilizado pela equipe.


Mikel teve uma passagem excelente na equipe de Liverpool e após 6 anos de equipe recebeu uma proposta tentadora do Arsenal. Equipe na qual manteve sua consistência e qualidade apresentada nos Toffees.


Nos Gunners, conseguiu garantir seu lugar na equipe principal. Seus passes e sua técnica eram fundamentais a equipe. Atuando como um clássico médio centro, fazia praticamente de tudo. Distribuía bem a bola, realizava lançamentos em profundidade e desarmes importantíssimos a equipe.


Vale lembrar que Mikel nunca jogou oficialmente pela seleção espanhola, muito se deve pois tinha a concorrência quase que impossível das lendas Xavi e Iniesta. Mais um excelente jogador que não conseguiu vestir a camisa da fúria.


Em 2016 encerrou sua carreira de jogador e tornou-se auxiliar de Pep Guardiola, no qual deu muitos frutos, hoje comanda seu próprio clube, o Arsenal.


Dados do Jogador


Nome Completo - Mikel Arteta Amatriain

Altura - 1,74 m

Posição - Médio Centro

Clubes Profissionais  -  Barcelona B, PSG, Real Sociedad, Rangers, Everton e Arsenal

Nacionalidade - Espanhol e Inglês

Pé -  Direito

Principais Qualidades - Passes em profundidade e desarmes 

Jogos: 533

Gols: 73

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo