• Luiz Duarte

Linha de Lembrancas #014 - Ferenc Puskás


Ferenc Puskás Biró nasceu em 1 de abril de 1927 em Budapeste, Hungria. Começou sua carreira profissional no Honvéd, equipe na qual esteve de 1939 a 1956.


Seus números na equipe são ABSURDOS, com 367 jogos e INCRÍVEIS 379 gols. Porém naquela época em meio a guerras e muita pressão da União Soviética a equipe ficou muito pressionada e com o passar do tempo os jogadores se sentiram cansados de tantas imposições do governo militar. Eis que após realizarem uma excursão a Espanha para jogar contra o At. Bilbao em jogo válido para a UCL. Estourou de vez a Revolução Húngara de 1956, na qual dificultou o retorno dos jogadores ao seu país. Assim passaram a temporada de 1957 realizando amistosos pelo mundo para se manterem financeiramente. Eis que em 1958 o caso foi encerrado e Puskás assinou com o Real Madrid.


No Real Madrid já com seus 31 anos, chegou em meio a desconfianças, por se tratar de um jogador que não atuava profissionalmente a mais de um ano. A verdade é que não teve um início fácil nos merengues, porém desenvolveu uma bela parceria com a lenda Alfredo di Stéfano, durante anos fizeram uma parceria incrível, na qual rendeu diversos títulos aos merengues, eis que em 1966 foi sua última temporada como profissional.


Vale lembrar que Puskás atuou pelas seleções da Hungria, na qual é o maior ídolo da história e pela seleção espanhola. Isso foi possível devido o jogador ter sido proibido de retornar à Hungria, devido questões políticas. Assim acabou se naturalizando espanhol e jogando alguns jogos pela seleção espanhola.


Puskás chegou a ser treinador e teve grandes trabalhos, podemos destacar o trabalho realizado no Panathinaikos, em 1971 no qual levou a equipe a final da UCL, contra o Ajax. No qual saíram derrotados.


A lenda húngara, faleceu em 17 de novembro de 2006, devido uma pneumonia.


Em 2009 a FIFA criou o Prémio FIFA "Ferenc Puskás" com objetivo de premiar o jogador que marcou o gol mais bonito do ano.


Quando falamos de Puskás, falamos de um dos maiores jogadores da história do futebol. Uma verdadeira lenda, sendo Penta Campeão Húngaro e Espanhol. E com 3 títulos da UEFA Champions League conquistados. Seus números o fazem o 3° maior artilheiro do século XX.


Dados do Jogador


Nome Completo - Ferenc Puskás Biró

Altura - 1,72 m

Posição - Atacante

Clubes Profissionais  -  Honvéd e Real Madrid

Nacionalidade - Húngaro e Espanhol

Pé - Canhoto

Principais Qualidades - Finalização

Jogos:528

Gols: 512

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo