• Luiz Duarte

Linha de Lembrancas #013 - Edgar Davids


Edgar Davids nasceu em 13 de março de 1973 em Paramaribo, Suriname. Ainda jovem começou sua caminhada como profissional no Ajax. Equipe na qual é lembrado com imenso carinho.


Davids passou 5 anos atuando no Ajax, equipe na qual o revelou ao futebol, foi um dos líderes da equipe ajudando a conquistar diversos títulos importantes no início da década de 90. Após esse período acabou se transferindo ao Milan, equipe na qual não se adaptou muito bem e ficou apenas uma temporada, acabando se transferindo ao rival Juventus.


Na Juventus ele teve um dos seus melhores momentos no futebol, com um estilo inconfundível na época, usando aquela cabeleira e o tal famoso óculos foi peça fundamental da equipe italiana. Jogando ao lado de Zinedine Zidane fez uma excelente parceria, que lhe renderam muitos títulos.


Vale ressaltar que o uso do óculos não era questão de estética e sim necessidade devido um glaucoma na qual era necessário a utilização de um óculos especial.


Após sua excelente passagem pela Juventus, Davids realizou um sonho de infância em jogar no Barcelona, foi em 2004 e ele fez uma parceria com ninguem mais que Ronaldinho Gaúcho. Teve papel importante na campanha da equipe blaugrana, mesmo não conquistando títulos foi essencial para a solidez defensiva da equipe. Porém seu empréstimo finalizou se e acabou sendo vendido a Internazionale.


Novamente na cidade de Milão o holandês não conseguiu apresentar seu futebol em alto nível e após uma temporada acabou indo jogar a Premier League no Spurs. Equipe na qual teve boa participação e ficou uma temporada e meia. Após esse período a vontade de voltar para casa pesou nas escolhas do jogador, e uma proposta do seu Ajax foi vista com bons olhos.


Novamente em Amsterdam, ficou por um ano e meio e foi importante para a equipe naquele momento de transição. Ainda chegou a voltar a terra da rainha e atuar alguns meses pelo Crystal Palace e encerrou sua carreira no modesto Barnet em 2014.


Davids foi um jogador vitorioso e que deu consistência defensiva as equipes que passou, não foi um jogador que se admirava pela qualidade técnica e dribles, seus pontos fortes era a marcação e conhecimento tático no qual jogava para a equipe. Excelente médio incansável e com muita raça. Mais um belo jogador da escola holandesa.


Davids teve boas passagens pela seleção holandesa na qual chegou a ser capitão. É um jogador de prestígio no qual foi um prazer vê-lo se dedicar tanto em campo. Foi multi-campeão e coleciona diversos títulos importantes como uma UCL, ainda com seu Ajax.


Dados do Jogador


Nome Completo - Edgar Steven Davids

Altura - 1,68 m

Posição - Meio Campo

Clubes Profissionais  -  Ajax, Milan, Juventus, Barcelona, internazionale, Spurs, Cristal Palace e Barnet.

Nacionalidade - Surinamês e Neerlandês

Pé - Esquerdo

Principais Qualidades - Marcação e Tática

Jogos: 654

Gols: 54

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo