• Luiz Duarte

Linha de Lembrancas #012 - T. Henry


Thierry Henry nasceu no dia 17 de Agosto de 1977 em Les Ulis, França. Começou sua carreira no clube local ainda muito jovem, depois atuou em outras equipes ainda tudo nas camadas de base até que com seus treze anos foi contratado pelo Mônaco, no qual era comandado por Arsene Wenger.


No Mônaco, ele teve tempo para desenvolver ainda mais seu futebol e foi conquista do um espaço na equipe principal, fez parte da excelente fase da equipe em que ganharam a Ligue One em 96/97 e na temporada 98/99 chegaram até as semifinais da UCL.


Essa sua boa fase lhe rendeu uma transferência para a Juventus, na qual não teve grande êxitos por ter dificuldades em se adaptar aos fortes sistemas defensivos de jogo. Logo durou apenas uma temporada.


Eis que em agosto de 1999, assinou com o Arsenal, agora comandando pelo seu amigo e técnico Arsene Wenger. Logo na primeira temporada Henry marcou 26 gols e conquistou o respeito do até então desconfiado torcedor dos Gunners.


Em 8 anos de clube, Henry conquistou diversos títulos e marcou muitos gols importantíssimos a equipe, mas sem sombra de dúvidas a temporada de 03/04 ficou marcada na história do futebol mundial. Foi quando a equipe conquistou a Premier League sem sofrer NENHUMA derrota. Henry é considerado o Maior Jogador da História do Arsenal.


Em Junho de 2007, assinou um contrato de quatro temporadas com o Barcelona, equipe na qual teve boa passagem, porém nada comparável ao Auge no Arsenal. Após algumas temporadas irregulares e sofrendo com lesões acabou perdendo posição e em 2010 foi negociado com o New York Red Bulls da MLS.


Na MLS Henry foi um jogador de referência da companhia e garoto propaganda, teve boas atuações e chegou a ter um empréstimo de 3 meses ao próprio Arsenal para se despedir dos seus fãs. Jogou na liga norte-americana até o final de 2014 quando anunciou sua aposentadoria como jogador.


Pela seleção francesa, Henry disputou as Copas 1998, 2002, 2006 e 2010. Sendo Campeão Mundial em 1998.


Atualmente Henry é técnico do Montreal Impact do Canadá e realiza alguns trabalhos como comentarista de futebol. Expexialmente da Premier League.


Dados do Jogador


Nome Completo - Thierry Daniel Henry

Altura - 1,88 m

Posição - Avançado

Clubes Profissionais  -  Mônaco, Juventus, Arsenal e New York Red Bulls.

Nacionalidade - Francesa

Pé - Ambidestro

Principais Qualidades - Finalização e Técnica

Jogos disputados: 918 jogos.

Gols Marcados: 411 gols.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo