• Luiz Duarte

Linha de Lembrancas #011 - Romário


Romário de Souza Faria, nasceu em 29 de janeiro de 1966 no Jacarezinho, Rio de Janeiro. Começou dando seus primeiros toques na bola na equipe do Estrelinha, na qual seu pai era treinador, após realizar alguns testes acabou sendo aprovado no Olaria, equipe na qual ficou até 1980 quando foi para o Vasco da Gama, ainda no juvenil ele demonstrava imensa qualidade e faro de gol. O Baixinho foi artilheiro por diversas vezes em competições de juniores.


Eis que em 1985, Romário com seus 19 anos subiu a equipe principal do Vasco, no ano seguinte foi artilheiro da Taça Guanabara com 20 gols. Em 1987 foi convocado pela primeira vez a seleção brasileira para fazer parte do elenco da Copa América. Romário continuou sendo o artilheiro do Vasco e logo após sua participação nas Olimpíadas o PSV Eindhoven da Holanda o contratou por 5 milhões de dólares.


Logo na primeira temporada 88/89 no futebol europeu o Baixinho já mostrou a que veio, e conquistou o Campeonato Holandês sendo artilheiro com 19 gols. Eis que na segunda temporada foi o artilheiro da Liga dos Campeões com 6 gols marcados. Nesta temporada ele terminou com incríveis 31 gols em 26 partidas.

O Baixinho continuo sentido o artilheiro da equipe e conquistando títulos até que em 1993 o Barcelona o contratou. Neste mesmo ano foi considerado o 2° melhor jogador do mundo, e logo na temporada de estreia no Barça o baixinho marcou 30 gols e foi o artilheiro da La Liga. Ganhando em 1994 o prêmio de Melhor Jogador do Mundo da FIFA.


Eis que em 1995 o Baixinho pediu para ser negociado pois queria voltar a jogar no Brasil, e o Flamengo conseguiu garantir os serviços do então Melhor jogador do mundo. Ao atuar na equipe carioca novamente foi um dos artilheiros e continuou demonstrando sua finalização implacável. Chegou a ser emprestado ao Valencia duas vezes porém pouco jogou. Eis que em 2000 após um desentendimento com o presidente do Flamengo, o Baixinho rescindiu seu contrato e foi jogar no rival Vasco da Gama. Neste ano ele fez incríveis 65 gols em 71 jogos.


Romário ficou no Vasco até 2002 quando resolveu mudar de ares e acabou indo ao Fluminense, equipe na qual o ajudou a conquistar o gol n° 900. O Baixinho novamente foi um dos líderes da equipe e como sempre se envolvendo em polêmicas na qual ficou na equipe das laranjeiras até 2004. Em 2005 o Romário decidiu voltar ao Vasco e mesmo com seus 39 anos foi o artilheiro do  campeonato brasileiro.


Após essa passagem o Baixinho passou por equipes como o Miami dos USA e Adelaide da Austrália, até que em 2007 voltou novamente ao Vasco para buscar o tão sonhado milésimo gol, este que aconteceu em um jogo contra o Sport pelo Campeonato Brasileiro, após esta marca o baixinho ainda chegou a atuar no América RJ, para realizar um sonho de seu pai e depois se aposentou dos gramados, com seus 43 anos.


Romário esteve presente nas Copas do Mundo de 1990 e 1994, sendo essa última um dos senão o maior nome da seleção brasileira na conquista do título. O Baixinho foi letal e até hoje é considerado um dos maiores goleadores de todos os tempos. Romário sabia como ninguém explorar os espaços e criar condições de finalização, mesmo com apenas 1,67 m não havia um zagueiro que não tinha medo do Baixinho.


Dados do Jogador


Nome Completo - Romário de Souza Faria

Altura - 1,67 m

Posição - Ponta de Lança

Clubes Profissionais  - Vasco da Gama, PSV Eindhoven, Barcelona, Flamengo, Fluminense, Miami FC, Adelaide e América RJ.

Nacionalidade - Brasileiro

Pé - Direito

Principais Qualidades - Finalização e Posicionamento dentro da área

Jogos disputados: 889 jogos.

Gols Marcados em jogos oficiais: 690 gols.

Gols Marcados somando jogos não oficiais: 1002 gols.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo