• Luiz Duarte

Linha de Lembranças #007 - Franz Beckenbauer



E hoje aproveitando este clima de Bundesliga teremos a história de um dos maiores jogadores desta competição, Franz Anton Albert Beckenbauer ou "apenas" Franz Beckenbauer nasceu em 11 de Setembro de 1945 em Munique.

Franz iniciou sua carreira no Munique 1860, porém logo aos 14 anos se mudou para as categorias de base do Bayern de Munique.  Em 1965 estreiou na equipe principal. Vale lembrar que o Bayern não era uma potência alemã naquela época, longe disso. Com apenas um título nacional de 1932 e uma Copa da Alemanha de 1959, era considerada uma equipe mediana nacionalmente. 

Após a Copa do Mundo de 1966 em que conquistaram o vice campeonato perdendo para a anfitriã da casa a Inglaterra, voltou ao Bayern e dali em diante as coisas começariam a mudar, ainda muito jovem porém com uma qualidade impressionante Beckenbauer era capaz de atuar como zagueiro, volante e meia central. Seu entendimento do jogo era uma característica que o diferenciava. Era um líder nato, tanto que ganhou a alcunha de Kaiser. 

Na temporada 68/69 finalmente conquistaram a Bundesliga, após 36 anos de espera a equipe da Bavaria se sangrava campeã novamente, dali em diante o Bayern com a força de Franz se tornou imparavel. Conquistaram o tri campeonato nacional nas temporadas 71/72, 72/73 e 73/74. E o maior feito de uma equipe alemã no futebol mundial, o famoso Tri Campeonato da Liga dos Campeões em 74, 75 e 76. 

Comandando a Alemanha, Franz conquistou a Eurocopa de 1972 e a tão sonhada Copa do Mundo de 1974, diante da poderosíssima Holanda de Johan Cruyff. No Bayern também ganhou diversos títulos, além de ganhar a Bola de Ouro em 1972 e 1976. 

E com seus 33 anos resolveu se mudar para os EUA atuar no Cosmos ao lado de nada menos que Pelé. Teve uma excelente história no clube porém buscou retornar a Alemanha em 1980 para tentar ser convocado a Copa do Mundo de 1982, atuando pelo Hamburgo foi campeão nacional em seu segundo ano, porém como não foi convocado a Copa do Mundo de 1982, ficou chateado e acabou retornando ao Cosmos para encerrar sua carreira na equipe americana. 

Ele ainda chegou a ser treinador da seleção Alemã na Copa d Mundo de 1986, ficando com o vice campeonato e em 1990 na qual se sagrou Campeão do Mundo. Ainda foi técnico do Olympique de Marseille e Bayern de Munique, e depois acabou sendo nomeado Presidente da equipe da bavaria. 

Quando falamos de Franz, falamos do mais alto nível de liderança e conhecimento tático em que a Alemanha já teve, alguém que ajudou ao Bayern de Munique sair do ostracismo e se tornar a maior potência nacional, um verdadeiro KAISER. 


Dados do Jogador

Nome -  Franz Anton Albert Beckenbauer Altura - 1,81 m Posição - Zagueiro, Volante e Meia Central  Clubes Profissionais  - Bayern Munique, Cosmos e Hamburgo Nacionalidade - Alemã  Pé - Destro Principais Qualidades - Liderança e Inteligência Tática  Jogos: 856 jogos. Gols: 112 gols.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nome da Empresa: Linha de Aposta

Endereço Comercial: Rua Cabo Eduardo, 259 - Horizonte - CE

CPF/CNPJ: 011.729.253-21

Data estimada de entrega do produto: Até 24 horas úteis.

logo-linha-de-aposta-branco.png
youtube-play-icone-1 (1).png
telegram.png
insta.png