• Luiz Duarte

Linha de Lembranças #006 - Márcio Amoroso



Hoje iremos contar um pouquinho da carreira de Márcio Amoroso dos Santos mais conhecido como Amoroso. Nascido em 05 de Julho de 1974 em Brasília, DF. Amoroso iniciou sua carreira no modesto Minas Tênis Clube de Brasília, clube que o auxiliou muito em seu processo de se tornar profissional, após algumas partidas recebeu uma proposta para atuar pelo Guarani de Campinas . Ainda muito jovem não atuava na equipe do Bugre, sendo assim acabou sendo empréstado ao Verdy Kawasaki do Japão, equipe na qual conquistou o bi campeonato nacional.

Porém ao acabar o empréstimo Amoroso acabou voltando ao Bugre e já mais maduro começou a chamar muita atenção pela sua qualidade na finalização. Vale lembrar que naquela época a equipe do Bugre tinha como trio ofensivo os craques Luizão e Djalminha além é claro de Amoroso que estava estreiando na equipe principal.

Em 1994 ele ganhou o prêmio de revelação do campeonato e acabou empatado na artilharia da competição com Túlio Maravilha do Botagofo. Continuou atuando no Bugre até que em 1996 foi contratado pelo Flamengo, equipe na qual jogou pouquíssimo tempo, sendo negociado a Udinesse da Itália. Na equipe italiana ele não perdoou os goleiros adversários e foi o artilheiro do campeonato italiano na temporada 1998/1999 com 22 gols. Amoroso atuou na seleção brasileira e conquistou a Copa América deste mesmo ano e após uma temporada como está acabou chamando a atenção do futebol mundial, e a então milionária equipe do Parma não excitou em contratar a estrela em ascensão.

Porém infelizmente ele sofreu uma lesão no joelho na qual o fez perder mais de uma temporada e meia. Sendo assim jogou apenas 39 partidas pela equipe italiana. Em 2001 buscando reencontrar seu futebol Amoroso assinou com o Borussia Dortmund equipe na qual conquistou o campeonato nacional e ficou por mais 3 temporadas, porém ele possuía grandes dificuldades de manter-se em forma na qual acabou resultando na saída da equipe alemã para o Málaga da Espanha. Na Espanha também não conseguiu grandes números e ficou apenas uma temporada.

Eis que em 2005 Amoroso assina com o São Paulo e forma novamente a dupla de ataque com seu amigo Luizão, o resultado desta dupla foi a conquista da Copa Libertadores e Mundial de Clubes. Após conseguir excelentes resultados na equipe do Morumbi, Amoroso acabou aceitando uma proposta do Milan para retornar a Itália, porém não teve grande resultados o que iniciou uma sequência de pequenos períodos em equipes como Corinthians, Grêmio e Aris Saloniki (Grécia) e foi em janeiro de 2009, ele decidiu voltar ao Guarani e encerrar sua carreira atuando no Bugre pelo Campeonato Paulista.

Dados do Jogador

Nome Completo - Márcio Amoroso dos Santos

Altura - 1,80 m

Posição - Ponta de Lança

Clubes Profissionais  - Guarani, Verdy Kawasaki, Flamengo, Udinese, Parma, Dortmund, Málaga, São Paulo, Milan, Corinthians, Grêmio e Aris Saloniki.

Nacionalidade - Brasileiro

Pé - Direito

Principais Qualidades - Finalização e posicionamento dentro da área.

Jogos disputados: 471 jogos.

Gols Marcados: 205 gols.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nome da Empresa: Linha de Aposta

Endereço Comercial: Rua Cabo Eduardo, 259 - Horizonte - CE

CPF/CNPJ: 011.729.253-21

Data estimada de entrega do produto: Até 24 horas úteis.

logo-linha-de-aposta-branco.png
youtube-play-icone-1 (1).png
telegram.png
insta.png