• Luiz Duarte

Linha de Lembranças #004 - Luis Figo



Hoje contaremos um a história deste português que alcançou fama no futebol mundial, nascido em 04 de Novembro de 1972 em Lisboa, Luís Figo foi um meio campo de dar inveja a muitos jogadores de sua época. 

Quando criança jogou em várias equipes de sua região, até que em 1984 com seus 11 anos entrou nas categorias de base do Sporting Clube de Portugal. Lá na academia ele pode se desenvolver ainda mais como profissional até que em 1990 com seus 17 anos, fez a sua estreia pela equipe principal do SCP. As duas primeiras temporadas na equipe principal não foram fáceis ao jovem jogador que foi conquistar seu espaço apenas na temporada 1991/1992. Com uma boa visão de jogo e qualidade de passe, não demorou muito para que gigantes do futebol europeu ficassem de olho na estrela em ascensão, mas foi o FC Barcelona que conseguiu garantir os serviços do português em 1995. Agora com seus 23 anos e comandado por Johan Cruyff, o jogador foi evoluindo com o passar do tempo, e ajudando o Barcelona a alcançar cada vez mais seu potencial, nomes como Pep Guardiola, Hristo Stoichkov, Ronaldo e Giovanni fizeram parceria com o português na equipe catalã.

Em 1998 teve uma de suas maiores decepções na carreira, não conseguir levar a equipe de Portugal a Copa do Mundo. Porém foi em 2000 que aconteceu a maior polêmica de sua carreira. 

Aos 27 anos o já consolidado médio e um dos líderes da equipe catalã recebeu uma proposta, mas não foi uma proposta qualquer, tratava-se do seu grande rival Real Madrid. Após um longo período de negociações e uma intensa troca de farpas entre todos os envolvidos, o português optou por se juntar à equipe merengue. Vale lembrar que Luís Figo foi a Primeira contratação da tão famosa era Galáctica da equipe merengue. 

No ano seguinte, foi nomeado o Melhor Jogador do Mundo, superando David Beckham e Raul. Assim ele foi conquistando seu espaço no coração da torcida merengue e ganhando títulos atrás de títulos, mas ainda sentia que poderia fazer mais pela seleção Portuguesa. E foi na Euro Copa de 2004 disputada em seu país que o português viu sua grande chance de conquistar um título com a seleção, chegaram até a final diante da Grécia, porém perderam de 0x1 com um gol de cabeça de Charisteas. Foi com certeza  uma das maiores decepções de sua carreira.

Luís Figo ficou na equipe de Madrid até 2005 quando recebeu uma proposta de se juntar a Internazionale de Milão. A equipe era comandada por Roberto Mancini e possuía inúmeros jogadores de qualidade, podemos citar o capitão e lendário lateral Javier Zanetti e o nosso querido Adriano. Figo mais uma vez foi decisivo e ajudou a equipe de Milão a conquistar 4 vezes seguidas o  Campeonato Italiano, até que em 2009 decidiu se aposentar dos gramados. 

Vale ressaltar a veia competitiva que o português carregava na qual o fez ganhar títulos importantes em toda sua carreira. É sem dúvidas um dos maiores jogadores Portugueses de todos os tempos. Cabe a nós o máximo respeito e admiração por termos assistido o seu melhor nível de futebol. Muito obrigado Sr. Luís Figo!


Dados do Jogador

Nome: Luís Filipe Madeira Caeiro Figo   Posição: Médio Ofensivo  Altura:1,80 Clubes: Sporting, Barcelona, Real Madrid e Internazionale.  Jogos disputados: 795 jogos Gols marcados: 133 gols Títulos: 22 títulos

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo