• Luiz Duarte

Linha de Lembranças #003 - Marcos Evangelista



Hoje teremos a história de Marcos Evangelista de Morais, o nosso glorioso Cafu, nascido em Itaquaquecetuba no dia 7 de Junho de 1970. Seus primeiros passos com a bola foram no time de seu bairro, no Jardim Irene, em um campinho no meio da comunidade, nosso futuro capitão do Penta foi se desenvolvendo.,Ele iniciou sua carreira profissional nas divisões inferiores do campeonato Paulista, em equipes como o Nacional SP e Itaquaquecetuba Atlético Clube.

Seu primeiro grande clube foi o São Paulo FC, em 1989. Porém, temos um fato interessantíssimo, antes de ingressar na equipe do tricolor Paulista, ele foi reprovado em 9 testes, em equipes como (Portuguesa, Palmeiras, Corinthians, Paraná e no próprio São Paulo 4x). Após esta longa caminhada buscando seu espaço e reconhecimento do seu talento conseguiu ser aprovado na equipe do Morumbi. Vale lembrar que de início não era lateral direito e sim um ponta direita, porém com a necessidade da equipe ele acabou atuando alguns jogos na lateral, isso foi ocorrendo até 1990 quando Telê Santana chegou a equipe paulista e, após uma conversa, foi definido que ele realmente ficaria como lateral direito. Neste mesmo ano teve sua primeira convocação para a seleção brasileira. 

Cafu ganhou diversos títulos, entre eles campeonato Paulista, Brasileiro, Libertadores, Recopa e Mundial. Em 1994 participou de sua primeira Copa do Mundo, fazendo parte da seleção Campeã Mundial. Não foi titular mas jogou em diversos jogos incluindo a final. Após tantas conquistas estava na hora de buscar seu espaço em outros campeonatos e foi que, em 1995, se transferiu para o Real Zaragoza. Infelizmente sofreu com diversas lesões e não teve grande atuação na equipe. Logo surgiu o interesse do Palmeiras na época patrocinado pela empresa multimilionária Parmalat. Antes de vir a equipe alviverde ele passou um tempo curto no Juventude, como estratégia de burlar uma multa na qual o impedia de vir atuar diretamente a um rival da sua ex equipe (São Paulo).

No Palmeiras fez parte daquela equipe sensacional em que marcaram 102 gols pelo Campeonato Paulista, nomes como Rivaldo, Djalminha, Muller, Luizao e outros craques faziam parte desta equipe. Após 3 anos na equipe paulista ele decidiu que era a hora de retornar a Europa e buscar novos desafios e foi a AS Roma seu destino escolhido. Atuar na equipe da capital Italiana foi fundamental para a consolidação do jogador a nível mundial, logo no ano seguinte representou novamente a seleção na Copa do Mundo de 1998, porém foi a edição de 2002 que ficou marcada em sua carreira, ele foi nosso capitão e, após a conquista do título, eternizou seu bairro ao subir em cima do suporte da taça com sua camisa escrita 100% Jardim Irene e gritar para o mundo todo ouvir "Eu te amo Regina (sua esposa)".

Na temporada 03/04 resolveu buscar novos desafios e aceitou uma proposta para atuar no AC. Milan. Em 2006, atuou pela sua quarta e última vez em uma Copa do Mundo. Na temporada 2006/2007 ele conseguiu pela primeira vez a conquista da UEFA Champions League, naquela equipe incrível do Milan comandada por Carlos Ancelotti e jogadores como Dida, Costacurta, Nesta, Maldini, Pirlo, Gattuso, Shevchenko, entre outros. 

Em 2008, nosso grande Cafu decidiu encerrar sua carreira aos 38 anos. Ele com certeza foi um dos, senão o melhor lateral direito que já vi jogar. Seu grande exemplo de determinação e superação foi seu maior legado. Como brasileiro e um apaixonado por futebol tenho o prazer de dizer que vi este monstro jogar. Muito obrigado por tudo Cafu! 


Dados do Jogador

Nome: Marcos Evangelista (Cafu)  Posição: Lateral Direito  Altura:1,76 Clubes: Nacional SP, Itaquaquecetuba AC, São Paulo FC, Real Zaragoza, EC 55, SE Palmeiras, AS Roma e AC Milan.  Jogos disputados: 769 jogos Gols marcados: 54 gols Títulos: 24 títulos

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nome da Empresa: Linha de Aposta

Endereço Comercial: Rua Cabo Eduardo, 259 - Horizonte - CE

CPF/CNPJ: 011.729.253-21

Data estimada de entrega do produto: Até 24 horas úteis.

logo-linha-de-aposta-branco.png
youtube-play-icone-1 (1).png
telegram.png
insta.png